3 melhores destinos de férias na Amazônia

Powered by Rock Convert

Ao viajar pelo nosso próprio país, você pode descobrir cantinhos inimagináveis sem sair do território nacional — o que traz vantagens como utilizar a mesma moeda e falar a mesma língua. Se você procura por novas opções de destinos de férias, está no lugar certo! Confira, neste post, três destinos na Amazônia que podem garantir uma experiência única e inesquecível! Vamos lá?

1. Ilha do Marajó

Localizada ao norte do estado do Pará, a Ilha do Marajó é o maior arquipélago fluviomarinho do mundo! Com belezas únicas, uma das maiores curiosidades sobre a ilha é o tamanho do seu rebanho de búfalos: são cerca de 600 mil animais.

O que fazer?

A Ilha do Marajó é composta por 12 municípios, sendo as cidades de Soure, Salvaterra e Joanes as mais acessíveis. A Praia da Barra Velha, a Praia do Pesqueiro e a Fazenda São Jerônimo são destinos que certamente merecem sua visita!

Quando ir?

Escolha conhecer a região no segundo semestre, quando chove menos — a escassez de chuvas permite que os passeios sejam melhor aproveitados, além de diminuir a quantidade de campos alagados na região, devido ao baixo nível das águas dos rios.

Como chegar?

Para chegar à Ilha do Marajó é preciso ir de avião até a capital do estado, Belém. De lá, o trajeto pode ser feito até a Ilha de balsa ou lancha — um traslado recente, que oferece uma travessia menos demorada (cerca de 2 horas).

2. Manaus

A capital do Amazonas é um ótimo destino para quem quer se aventurar pela Amazônia sem deixar de lado características das metrópoles. Além disso, também é possível usar a cidade como ponto de partida para passeios floresta adentro!

O que fazer?

Não deixe de visitar o Centro Histórico, o Teatro Amazonas e a Arena da Amazônia. Além disso, o bairro de Ponta Negra tem praia de rio e, à noite, é possível encontrar diversos bares pela região. Também é possível visitar aldeias indígenas, fazer um cruzeiro pelos rios Negro e Solimões e conhecer o Museu do Seringal Vila Paraíso.

Powered by Rock Convert

Quando ir?

Como a grande maioria dos destinos amazônidas, o clima na cidade é constante o ano inteiro — quente e úmido. Entre julho e setembro as chuvas são menos intensas, o que permite aproveitar mais a beleza do local.

Como chegar?

Por ser a capital do maior estado do país, a cidade conta com uma boa rota aérea. Além do mais, uma opção interessante é fazer o trajeto de barco — e, saindo de Belém, o percurso dura cerca de quatro dias.

3. Alter do Chão

A 30 km de Santarém, Alter do Chão é uma vila cercada pela beleza do Rio Tapajós. O tempo quente e úmido é predominante ao longo de todo o ano, e as águas límpidas já garantiram, ao destino, o título de Caribe da Amazônia.

O que fazer?

Os passeios em Alter do Chão permitem um amplo contato com a natureza. Além de admirar o pôr do sol na praia e atravessar o rio para a Ilha do Amor, você também pode visitar a Floresta Nacional do Tapajós, onde é possível fazer trilhas e acompanhar a extração do látex.

Quando ir?

A paisagem da vila varia bastante de acordo com a época do ano. O inverno Amazônico, época das chuvas e das cheias, é um período muito bonito para apreciar os igapós e as florestas inundadas. Já na época da seca (de setembro a janeiro), é possível se deliciar com as diversas praias formadas pelos bancos de areia.

Como chegar?

Para quem viaja de fora do estado do Pará, a forma mais cômoda de chegar à Alter do Chão é por via terrestre, após uma viagem de avião até Santarém. Além disso, vale ressaltar que as principais companhias aéreas do país fazem o trecho que liga Santarém à Belem, Manaus e Brasília.

Se você estiver disposto a uma viagem um pouco mais aventureira, é possível chegar a Alter do Chão de barco. Saindo de Manaus, a viagem dura cerca de dois dias, saindo de Belém, um pouco mais por estar subindo o rio Amazonas.

O estado do Pará é o segundo maior do país em território, e traz belezas únicas e singulares ainda pouco conhecidas do restante do Brasil. Agora que você já descobriu um pouco mais sobre esses destinos de férias, aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais! Até a próxima.

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This