4 frutas regionais mais conhecidas de Santarém

Powered by Rock Convert

Tem coisa mais interessante — e gostosa — do que conhecer um local pela sua gastronomia? Pois é, isso é algo que vale muito a pena e dá, literalmente, um sabor diferente à sua viagem. E um fato que não podemos negar é que o Brasil tem uma culinária diferente em cada cantinho do país. Um exemplo são as frutas regionais da região norte, como as de Santarém, no Pará.

Só para você ter uma ideia, a rica culinária amazônica tem de tudo um pouco, de sabores mais salgados às delícias bem docinhas. As frutas são diferentes, exóticas e fáceis de encontrar em todas as épocas do ano. Aliás, fartura é a palavra que mais define quando se fala de frutas típicas dessa região. Por isso, se você está de malas prontas para lá, vale a pena experimentar.

Que tal, então, conhecer algumas frutas regionais que você deve degustar durante a viagem para Santarém? Confira abaixo uma seleção imperdível que separamos para você!

1. Açaí

“Põe tapioca, põe farinha d’água. Põe açúcar, não põe nada, ou me bebe como um suco que eu sou muito mais que um fruto….” 

Esses versos são de uma música muito conhecida no Pará, de autoria dos artistas paraenses Nilson Chaves e João Gomes, que retrata exatamente o amor que os locais têm pelo açaí.

Ali, essa fruta regional é servida de um jeito bem diferente do que em outras regiões do país, pois não se misturam outras frutas, é apenas o açaí, com ou sem açúcar, e um acompanhamento salgado, que pode ser peixe, charque ou outro alimento. Vale dizer, inclusive, que a fruta pode ser, até mesmo, uma refeição completa.

2. Cupuaçu

Outra campeã entre as frutas regionais encontradas em Santarém é, sem dúvida, o cupuaçu. É possível experimentar seu sabor de diversas maneiras: como doce, em meio a bombons de chocolate, como sorvete, suco, tortas, bolos e muito mais. É fácil de encontrar, barata, e uma das frutas mais deliciosas e vendidas durante todo o ano.

Powered by Rock Convert

3. Taperebá

Em muitos lugares do Brasil, o taperebá é conhecido como cajá. Mas poucas pessoas sabem que essa é uma fruta regional muito apreciada pelos paraenses, viu? Para quem nunca experimentou, é bom se preparar para a explosão de sabores que a fruta oferece: de gosto leve, meio amargo, mas que cai muito bem em um dia de sol e a qualquer hora.

4. Buriti

O buriti é uma fruta muito versátil, saborosa e que tem tudo a ver com Santarém. Inclusive, uma famosa marca de cosméticos brasileira tem enorme atuação na região para a extração do óleo dessa fruta, que fica incrível em perfumes, cremes, entre outros. Agora, para experimentar, vale a pena um bom doce feito com ela.

E aí, o que você achou dessa seleção que fizemos? É válido dizer que essas são só algumas frutas regionais encontradas em Santarém, pois a lista vai muito mais longe. O ideal é realmente experimentar com calma cada uma delas em meio a uma viagem inesquecível para conhecer os atrativos da região. Aproveite e bom apetite!

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências ou desejos em relação à culinária da região Norte!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This