CONFIRA 10 COMIDAS TÍPICAS DO PARÁ QUE VOCÊ DEVERIA EXPERIMENTAR

Powered by Rock Convert

O Norte do nosso país é rico em cores e sabores: são diversas as ervas, temperos e frutas que só existem nessa região. É por conta disso que as comidas típicas do Pará conquistam cada vez mais apreciadores não só no Brasil, como também no mundo todo.

Está planejando uma viagem para a região e ainda não sabe como começar? Não se preocupe! Neste texto, apresentamos dez principais pratos característicos da região que você não pode deixar de experimentar. Confira!

1. Maniçoba

Podemos dizer que a maniçoba é a feijoada do paraense! Feita a partir da maniva, folha da mandioca, ela também inclui em seu preparo ingredientes como porco, charque, bacon e chouriço.

Existe uma grande curiosidade acerca desse prato de origem indígena: o seu preparo costuma levar cerca de sete dias, por conta de toxinas presentes na planta que precisam ser cozinhadas por um longo período de tempo. A maniçoba é comumente servida em datas festivas, como o Círio de Nazaré e, até mesmo, o Natal.

2. Vatapá

Você já deve ter ouvido falar dessa iguaria, certo? Muito famosa no Nordeste, o vatapá é uma espécie de caldo (bem grosso) feito com trigo, leite de coco, azeite de dendê e camarão, normalmente servido com arroz.

A versão dessa comida típica do Pará é relativamente diferente da baiana, que é mais conhecida país afora. No Pará, a receita não leva amendoim, mas o segredo é o uso de bastante cheiro-verde.

3. Açaí

O açaí é uma fruta tipicamente amazônica que caiu no gosto do restante do país e, depois disso, passou a ser conhecida como energética. Enquanto o Sul e o Sudeste do país estão habituados ao consumo da polpa, normalmente já misturada ao guaraná, por aqui é comum presenciarmos a fruta ser batida em uma máquina própria para essa função, em que sumo e caroço são separados.

Você também pode esquecer a banana e a granola. Acrescentamos apenas farinha de tapioca ou farinha d’água e o açúcar é opcional — comumente sendo dispensado pelos mais tradicionais. Quando estiver por aqui, experimente saboreá-lo com camarão ou charque frito. É de lamber os dedos!

4. Bolo podre

Não se deixe levar pelo nome dessa sobremesa! O bolo podre é um doce feito apenas com farinha de tapioca, leite condensado, creme de leite e açúcar. A receita é servida em períodos juninos na região e tem uma peculiaridade: ela não vai ao forno.

5. Jambu           

Com certeza você já ouviu falar de uma folha comestível que dá uma sensação de dormência na boca; ela se chama jambu e é encontrada no estado do Pará. Presente em muitos pratos típicos, em saladas e em molhos é um sucesso muito procurado na culinária regional.

Também conhecido como agrião-do-Pará, a planta tem propriedades medicinais que auxiliam no alívio de dores, em razão do seu efeito analgésico. Além disso, tem ação diurética, antifúngica, afrodisíaco, laxante, antiviral entre vários outros benefícios para a saúde. Sua ação antioxidante ajuda no combate aos radicais livres que causam doenças cardiovasculares e degenerativas.

6. Pato no tucupi

Pato é uma ave comum na culinária paraense e que está presente em dias de festa como no círio de Nazaré, que é uma das festas religiosas da região. Uma curiosidade é que no Pará existem muitos criadores de pato e que eles apuram a raça com diversos cruzamentos, inclusive com patos selvagens.

Powered by Rock Convert

Com uma carne firme e escura, pode ser utilizado no preparo assado e depois mergulhado no tucupi, que é um caldo extraído da mandioca. O toque especial é acrescentar o jambu que vai dar a sensação de dormência na boca. O tucupi é um caldo amarelo e de forte sabor azedo.

7. Tacacá

Outro prato típico da região que leva em sua composição o tucupi, o camarão, o jambu e a goma de tapioca cozida. O resultado é um caldo que é servido quente e pode ser apimentado. Geralmente servido em cuias pelas tacacazeiras (cozinheiras que fazem o tacacá há décadas) nas esquinas de Belém. É uma receita passada de geração em geração.

Uma curiosidade é que as tacacazeiras são Patrimônio Cultural Imaterial de Belém e são agraciadas com uma festa anual de tacacá que movimenta toda a região.

8. Caruru paraense

O caruru paraense é composto por quiabo, camarões secos, farinha, azeite de dendê e tempero verde, e geralmente é servido com arroz. Em algumas receitas podem ser acrescentados o tucupi no lugar do dendê e algumas folhas de jambu.

O prato é servido quente em forma de creme, bem diferente do caruru baiano, que não leva farinha, tucupi e jambu no preparo.

9. Filhote

Outra comida típica do Pará é o filhote, um peixe de couro que pode chegar a 100Kg (também conhecido como piraíba), e é muito presente na culinária paraense. Pode ser consumido de várias formas, como assado, na brasa, com molho de camarão, como caldeirada ou como filé na crosta de castanha-do-pará.

Se você já ouviu falar que os peixes da região norte são mais saborosos, fica a dica para experimentar o filhote. Uma dica é que, quanto maior for o peixe, mais fibrosa é sua carne.

10. Chibé

É um prato que é composto por farinha de mandioca e água e tem um gosto levemente acidulado. A especiaria pode ser incrementada com camarão, carne seca, peixe, entre outras proteínas. O chibé vem do tupi xibé, e também é conhecido por jacuba.

Um detalhe importante é que o chibé apresenta texturas variadas dependendo da região; em alguns locais ele é mais ralo e em outros é mais denso e parece uma tapioca. É uma papa de farinha com água que pode ser acompanhada com peixe ou consumida sozinha. 

A experiência de visitar um lugar novo não está completa até que você tenha tido contato com a culinária local. Com pratos únicos e diferenciados para o restante do país, a gente aposta que a comida típica do Pará vai conquistar você e sua família!

Com isso em mente, pesquise bastante antes de escolher uma hospedagem ao viajar para a região. Pode ser interessante dar preferência a hotéis e pousadas que tenham um restaurante próprio e possam oferecer uma experiência completa da região — o que certamente inclui a degustação das principais comidas locais.

Agora que você já conhece essas 10 comidas típicas do Pará, o que acha de experimentar essas delícias pessoalmente e com um visual magnífico? Entre em contato com o Belo Alter e faça a sua reserva em um dos melhores hotéis da região.

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This