Conheça a tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde em Alter do Chão!

Powered by Rock Convert

Viajar para a Amazônia é algo que vale muito a pena. Ir com a família e amigos, então… deixa o passeio muito melhor! E ter várias boas razões para conhecer essa região do Brasil é, sem dúvidas, um atrativo a mais. É nesse contexto que não faltam épocas interessantes para conhecer Alter do Chão, como no período da Festa da Nossa Senhora da Saúde.

Os festejos começam no mês de dezembro e se estendem até o início de janeiro, com várias atrações pelo centro desta vila, que fica a 37 quilômetros de Santarém, no Pará, atraindo centenas de turistas do Brasil inteiro e de outras partes do mundo. É possível aproveitar a ocasião para conhecer um pouco mais da cultura deste lugar único do país.

Que tal saber mais sobre o que acontece durante a Festa da Nossa Senhora da Saúde e se preparar para viajar no período dos festejos? Confira abaixo e boa viagem!

História

Alter do Chão foi, há muitos anos, palco da presença dos jesuítas na Amazônia, com a missão de catolizar o povo  indígena, nativo da região. Depois de anos, essa missão se transformou e tornou-se a Missão de Nossa Senhora da Purificação, ou Nossa Senhora da Saúde, dando início aos festejos para a padroeira do local.

Foi construída uma igreja de mesmo nome para homenagear a padroeira e, assim, a época entre dezembro e janeiro ficou marcada por dias de festa, religiosidade e muita diversão, em que moradores locais e visitantes aproveitam para confraternizar.

Powered by Rock Convert

Principais atrativos da Festa da Nossa Senhora da Saúde

Como toda festa católica, a celebração da padroeira de Alter do Chão tem uma procissão, que percorre as principais ruas da vila, saindo da igreja de Nossa Senhora da Saúde em direção à igreja Nossa Senhora de Fátima, que fica no bairro Jacundá — esse é o começo da festividade, conhecida como trasladação.

Depois, há o Círio Luminoso, no dia seguinte, que faz o caminho oposto e, ao final, ocorre uma linda e intensa queima de fogos, marcando o ponto alto da Festa da Nossa Senhora da Saúde. É importante saber ainda que essa igreja passou por uma longa reforma, com o intuito de preservar ainda mais toda a cultura do local.

Hoje, já de portas abertas, você poderá ver de perto a beleza da igreja, fazer um pedido como sinalizam os devotos se desejar, e aproveitar a época para conhecer a riqueza da cultura paraense.

Durante os festejos, as ruas da vila se enchem de vida, com shows regionais, barracas com comidas típicas, sorteio de prêmios e uma população ainda mais acolhedora, ou seja, mais um ótimo motivo para visitar Alter do Chão entre o fim e começo do ano.

E, então, nos vemos na Festa da Nossa Senhora da Saúde? Acompanhar as informações é incrível, mas estar lá pessoalmente é ainda melhor. Aproveite e não perca tempo, planeje suas férias, arrume as malas e se deixe encantar pelas maravilhas da região.

Gostou? Se ainda não segue as nossas páginas no Facebook e Instagram, faça isso agora mesmo e esteja sempre bem-informado sobre tudo o que há de melhor em Alter do Chão!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This