Conheça os principais atrativos da praia do Pindobal

Powered by Rock Convert

Entre as muitas opções de balneários localizadas nos arredores da Vila de Alter do Chão, o “Caribe Amazônico”, que fica em Santarém, no estado do Pará, a praia do Pindobal é uma das mais procuradas.

Neste texto, vamos contar os motivos que levam os moradores locais e os turistas a percorrerem os doze quilômetros de estrada de terra que separam a vila da praia, parte do território do município vizinho de Belterra.

Os encantos da Praia do Pindobal

À primeira olhada, já é fácil entender o que atrai os banhistas à praia do Pindobal. A tranquilidade das águas esverdeadas e mornas, a extensa faixa de areia e a boa infraestrutura  de quiosques, rodeados de barracas cobertas com palha em um arranjo charmosamente rústico, sugerem um dia cheio de divertimento e sem preocupações.

Antigo porto durante o ciclo da borracha, o Pindobal se localiza em uma das áreas do Tapajós com maior largura (não dá para enxergar a outra margem) e profundidade, mas nada que deva preocupar os banhistas: as águas claras permitem visualizar o fundo do rio facilmente.

Atrações

A principal atração da praia do Pindobal é a possibilidade de sentar-se em um dos quiosques localizados na margem, alguns deles com cadeiras estrategicamente colocadas para que o cliente fique com as pernas molhadas.

O segredo é escolher uma das barraquinhas cobertas com palha para poder não ficar diretamente exposto ao sol amazônico e aproveitar os serviços oferecidos pelos estabelecimentos, que servem bebidas bem geladas e pratos especiais à base de peixes regionais.

Powered by Rock Convert

A beleza e a tranquilidade da praia remetem à ideia de relaxamento e contemplação. No final da tarde, o pôr do sol proporciona um espetáculo inesquecível no coração da Amazônia.

Localização

A praia do Pindobal fica às margens do Rio Tapajós em uma ponta  areia , já no município vizinho de Belterra. Para ir até a praia do Pindobal, os turistas normalmente saem da sede do município de Santarém ou da vila de Alter do Chão.

Se a opção for barco, são 3 horas a partir de Santarém. Se você já estiver em Alter do Chão, dá para ir de lancha e a viagem dura cerca de meia hora. De carro, saindo da sede do município, são 40 quilômetros até Alter do Chão e mais 12 até o Pindobal. Prepare-se para encarar estrada de terra na maior parte do percurso.

Melhores épocas para viajar

Como ocorre em toda região, o melhor período para visitar a praia do Pindobal é durante o verão amazônico, que começa a dar as caras em junho e se estende até o começo de dezembro.

No entanto, diferentemente de algumas praias que ficam nas proximidades, a Pindobal “funciona” o ano inteiro, isto é, não depende da baixa das águas do Tapajós para existir. No verão, porém, a faixa de areia fica mais ampla e a quantidade de chuvas diminui bastante, o que resulta em mais beleza e diversão para os visitantes.

Neste post, apresentamos a praia do Pindobal, uma das prediletas na região de Alter do Chão. Se você gostou do que leu, que tal entrar em contato com a gente e descobrir que a sua viagem para esse paraíso pode ser mais fácil e acessível do que você imagina.

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This