Confira 5 cuidados com a alimentação durante as viagens!

Powered by Rock Convert

É muito importante se atentar para os cuidados com a alimentação em viagens, sejam pessoas com histórico de alergias alimentares, sejam aqueles viajantes que adoram experimentar todas as delícias e registrar fotos de seus pratos típicos.

Isso porque a gastronomia é uma das partes mais gostosas da viagem e importante para vivenciar a cultura do destino, mas, se não for apreciada com cuidado, pode causar riscos à saúde e comprometer as lembranças do passeio.

Então, quer saber como cuidar da alimentação e ainda assim aproveitar todas as delícias da sua próxima viagem? Fizemos uma lista das práticas mais básicas e importantes. Confira.

1. Saiba se você tem alguma alergia alimentar

Essa é uma dica valiosa que serve para todas as circunstâncias, mas, é ainda mais relevante nas viagens. Isso porque alguns pratos típicos possuem temperos e modos de preparos que podem não ser comuns ao paladar do viajante, não é mesmo?

Alergia a camarão, por exemplo, é relativamente comum e tem graduações diferentes. Enquanto algumas pessoas têm apenas algum desconforto digestivo ao comer a iguaria, outras podem ter reações fatais com pequenas quantidades ou até mesmo o preparo realizado com utensílios com vestígios do alimento, a chamada contaminação cruzada.

2. Avalie as condições de armazenamento dos alimentos do estabelecimento

Mesmo sem alergias, os cuidados com a alimentação não podem diminuir durante uma viagem. Ao escolher um restaurante, é muito importante pedir referências locais e avaliar a forma como os ingredientes são armazenados e refrigerados.

Proteínas, ou seja, carnes, frango, peixes e outras iguarias devem estar bem refrigeradas e, quando ainda vivas, em aquários devidamente preparados para isso. Comidas prontas e frutas, principalmente aquelas que já estão cortadas e prontas para o consumo, devem estar bem refrigeradas e livres de insetos e poeiras.

Powered by Rock Convert

3. Evite alimentos que aparentam ter sido mal refrigerados

Alimentos mal refrigerados podem estar contaminados e causarem infecções alimentares graves, principalmente em crianças e viajantes da terceira idade que desidratam mais rapidamente.

Se os ingredientes não estiverem acondicionados e refrigerados adequadamente, é melhor mudar de estabelecimento para não correr o risco.

4. Tenha atenção na escolha dos estabelecimentos

É possível conseguir boas referências em sites especializados do destino e também com moradores e outros viajantes. Os hotéis também são boas referências, tanto quando possuem seus próprios restaurantes, quanto para fazerem indicações dos lugares que podem ser visitados por serem bem administrados.

Seus cardápios também são boas pistas de sua qualidade. É importante ter uma boa quantidade de iguarias locais, mas ter opções tradicionais e até mesmo da culinária internacional é uma forma de atender todos os gostos e necessidades, não é mesmo? Uma boa carta de vinhos também pode alegrar mais o momento.

5. Faça refeições equilibradas

Além da escolha dos estabelecimentos para almoços e jantares, não se esqueça de caprichar no café da manhã, hidratação durante o dia e lanches intermediários. Uma boa dica é pedir referências de pequenos lanches que podem ser levados na bolsa, como castanhas, frutas locais ou barrinha de cereais.

É muito importante fazer refeições equilibradas, café da manhã com bastante frutas e fibras para ajudar na digestão. O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser moderado.

Os cuidados com a alimentação são realizados até mesmo antes de escolher o local da viagem, pesquisando quais as comidas mais tradicionais, sazonalidade de frutas, carnes, legumes locais e snacks que podem ser comprados e levados nos passeios. Bons restaurantes e iguarias que fazem parte da experiência também são essenciais, não é mesmo?

Uma boa dica é escolher lugares menos agitados para apreciar seus sabores sem pressa. Quer algumas sugestões? Então, configura 4 destinos calmos para viajar e comece agora mesmo sua pesquisa sobre as delícias locais.

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This