Entenda a relação do ecoturismo e economia familiar em Alter do Chão

Powered by Rock Convert

Mais do que nunca, a questão da sustentabilidade e da economia criativa e autossustentável são questões importantíssimas. Viajar, por exemplo, virou mais do que apenas ser turista e explorar uma região, mas sim uma forma de conhecer de perto como uma localidade funciona e contribuir positivamente para o local. E a economia familiar é um ponto a levar em conta.

Só para se ter uma ideia, um ótimo exemplo é a cidade de Alter do Chão, no interior do Pará, conhecida como uma das joias da beleza brasileira e amazônica. Por lá, a economia familiar é quem dita o ritmo do ecoturismo, já que não existem redes hoteleiras e nem grandes conglomerados turísticos. Tudo é feito pela comunidade que habita a cidadezinha.

Que tal entender um pouco mais sobre isso? Confira abaixo como funciona essa relação e, quando estiver de malas prontas para lá, ver de perto como tudo acontece. Boa leitura!

Ecoturismo em Alter do Chão

Com tantas belezas naturais, Alter do Chão é uma excelente opção para quem quer praticar o ecoturismo. Seja em família, com amigos ou até mesmo em trabalho, visitar a localidade é, sem dúvidas, uma experiência única para ter experiências únicas e inesquecíveis.

Algumas ideias do que fazer por lá são visitar a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), uma das mais ricas em biodiversidade da Amazônia; fazer passeios de barco pelo rio, seja de dia ou de noite; se aventurar em trilhas em meio a mata; e se aprofundar na experiência gastronômica que nasce ali mesmo, no meio da natureza.

Powered by Rock Convert

Economia familiar em Alter do Chão

Guias turísticos, restaurantes, pequenas pousadas e hotéis. O que todos eles têm em comum? São gerenciados pela economia familiar que é o centro sustentável de Alter do Chão. Por lá, é comum conhecer famílias inteiras que vivem há gerações trabalhando diretamente com o turismo local.

E são os moradores que conhecem como ninguém os sabores da região, os melhores horários para passeios, a forte cultura da Amazônia e paraense, e muito mais. À proposito, uma viagem a Alter do Chão passa naturalmente pela experiência de estar sempre bem perto dos moradores locais, recebendo informações de como é viver, de fato, por ali.

Ecoturismo na região e seu impacto

Com a cidade funcionando muito bem com o ecoturismo, a economia familiar realmente faz toda a diferença em como os moradores locais sobrevivem no dia a dia. Dessa forma, as pessoas conseguem, de forma criativa, encontrar possibilidades dentro do turismo para gerarem empregos na cidade, além de manterem a economia local funcionando.

Outro impacto importante que vale a pena mencionar é o fato de que o turismo é explorado de forma mais consciente e saudável. Assim, quando você estiver por lá, poderá notar como conhecer Alter do Chão pode ser feito de maneira em que a natureza não seja prejudicada, pois sempre é algum morador que mostra como não prejudicar o ambiente.

E, então, viu como é interessante a economia familiar em Alter do Chão? Vale a pena se inspirar em como os habitantes conseguem viver de forma autossustentável em meio a natureza!

Gostou do nosso material? Aproveite, continue a leitura e confira 4 cuidados no ecoturismo com crianças!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This