Ecoturismo com crianças: confira 4 cuidados essenciais

Powered by Rock Convert

O ecoturismo é uma modalidade do turismo em que a viagem é voltada ao contato com a natureza e a tudo o que ela tem a nos oferecer. Certamente, muitos pais de família se preocupam e se perguntam: é possível fazer ecoturismo com crianças?

Por conta de sua biodiversidade, o Brasil é um lugar bastante propício para o ecoturismo e tem potencial para atrair tanto visitantes nacionais quanto internacionais. Recentemente, a prática ganhou maior popularidade e lugares fora do eixo tipicamente visitado por turistas brasileiros passaram a ter especial notoriedade, como Bonito, no Mato Grosso e Alter do Chão, no Pará.

A boa notícia é que, tomando alguns cuidados essenciais, é possível planejar uma viagem dessas com toda a família. Acompanhe a leitura e descubra como aproveitar as belezas naturais do nosso país ao máximo junto de seus filhos.

1. A importância do planejamento

Planejar uma viagem com crianças é sempre importante e isso se torna ainda mais relevante ao se pensar em uma viagem com amplo contato com a natureza. Planeje com antecedência e  certifique-se de que a vacinação dos pequenos esteja em dia.

Programe os trajetos e repasse todos os roteiros que serão feitos de forma detalhada. Assim, você consegue se antecipar com relação a possíveis imprevistos. Por precaução, é interessante ter sempre à disposição uma muda extra de roupas, fraldas extras — caso seu filho ainda dependa delas — e também um kit de primeiros socorros.

2. A atenção à segurança

Comumente, viagens voltadas ao ecoturismo envolvem caminhadas em trilhas ou outros passeios um pouco mais aventureiros. Não se preocupe! Com a segurança adequada, é mais do que possível envolver as crianças nessas atividades.

Powered by Rock Convert

Verifique a necessidade de capacetes e joelheiras e priorize sempre as vestimentas adequadas. Roupas sintéticas devem ser evitadas e os tênis são as melhores opções de calçados.

3. O cuidado com a hidratação

atenção à hidratação é ainda mais importante caso você esteja planejando uma viagem de ecoturismo com crianças para a Amazônia. Os pequenos se cansam mais rapidamente e sem dúvida, sentirão as mudanças climáticas com maior intensidade.

O clima quente e úmido da região aumenta a sensação de calor. Tenha sempre uma garrafa de água à disposição. Sucos de caixinha e frutas também são uma boa opção.

4. A relevância da acomodação

Ao viajar com crianças, o conforto dos pequenos deve vir em primeiro lugar. Por isso, ao planejar as suas próximas férias, escolha com cuidado a acomodação para a sua família. Imagine a sensação de chegar a um quarto limpo e agradável e se jogar em uma cama gostosa depois de um longo dia de sol e caminhadas. Se para você essa imagem é relevante, imagine para as crianças.

Além disso, priorize também locais que ofereçam áreas voltadas para os pequenos, como parquinhos ou brinquedotecas. Outro ponto que deve ser levado em consideração ao escolher a acomodação é a presença de um restaurante dentro do hotel. Mais do que praticidade, isso também pode significar economia de tempo e dinheiro.

Viajar pelo Brasil é enriquecedor em muitos sentidos. Mesmo sem “sair de casa”, você pode se deparar com culturas inteiramente novas e explorar aspectos desconhecidos da nossa biodiversidade.

Com os cuidados necessários, é possível envolver os pequenos nos mais incríveis passeios e aproveitar uma excelente experiência de ecoturismo com crianças. E para saber mais sobre o tema, acompanhe a gente no Facebook!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This