Por que conhecer o Norte do Brasil? Confira 5 segredos da região.

Powered by Rock Convert
Você já pensou em fazer turismo na região Norte do país? Só para se ter uma ideia, 42% do território nacional é formado apenas pelos Estados nortistas, composto pelo Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser a mais extensa das cinco regiões brasileiras, o Norte também apresenta a maior biodiversidade do planeta.

Se não bastasse, fazer turismo na região Norte é uma excelente oportunidade para conhecer de perto uma diversidade de crenças, danças, comidas, celebrações e uma cultura única. Sem contar que não faltarão atividades para você aproveitar com a família uma viagem de férias com experiências inesquecíveis.

Para mostrar a você que este é um ótimo destino para dias de descanso e aventura, separamos 7 segredos sobre a região. Confira abaixo quais são eles e boa leitura!

1. As comidas típicas são de dar água na boca

Fazer turismo na região Norte é, sem dúvidas, um convite para degustar uma das culinárias mais expressivas e importantes de todo o Brasil. Isso porque os sabores são tradicionais e marcantes para os turistas.

Mesmo com a influência de outros costumes, a gastronomia local permanece com a forte herança indígena — sendo possível encontrar variedades em cada Estado ou cidade.

Com a diversidade de frutas da região, os sucos fazem sucesso com sabores inigualáveis. Já grande parte dos pratos típicos são feitos com ingredientes locais. Um exemplo é o pato no tucupi, prato tradicional feito com o líquido da mandioca, que só pode ser utilizado como molho após ser cozido durante várias horas.

O tacacá também é uma iguaria paraense muito popular na região. A receita foi herdada dos povos indígenas e é derivada de um tipo de sopa que foi criada a partir da mistura do tucupi com camarões secos, jambu, ervas e goma de tapioca.

2. A diversidade aparece em todos os lugares

A cultura também apresenta fortes traços indígenas herdados pela população e, com o passar do tempo, novas tradições foram se misturando e formando os costumes dos moradores. Toda essa mistura se junta à música regional em um estilo singular, transformando os sons em alegria e colocando todos para dançar.

Com toda a diversidade da região, é possível encontrar uma variedade de religiões que se misturam com os costumes da cultura indígena e as crenças dos imigrantes que chegaram através do Centro Oeste do país.

3. Festas típicas são garantia de diversão

Animação é palavra de ordem para os nortistas, que aproveitam comemorações e datas festivas para capricharem nos eventos.

Um ótimo exemplo é o Festival de Parintins, conhecido como um dos maiores festivais folclóricos do Brasil e apresentado como uma vitrine da cultura amazonense. Ele sempre acontece no último final de semana de junho em plena Floresta Amazônica, na cidade de Parintins.

Outro momento muito apreciado pelos habitantes e turistas é a Festa do Sairé, um grande destaque na programação da vila de Alter do Chão, em Santarém, no Pará. É uma manifestação religiosa da cultura indígena local que acontece há pelo menos 300 anos. A festividade ocorre no mês de setembro e é uma atração imperdível.

4. As praias têm paisagens deslumbrantes

Uma das vantagens de fazer turismo na região Norte é a oportunidade de se deslumbrar com as paisagens fascinantes que servem de cartões postais para os turistas e moradores. São múltiplas praias e parques nacionais de tirar o fôlego!

É o caso de Alter do Chão, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Conhecido como o Caribe da Amazônia por sua água doce e cristalina às margens do Rio Tapajós, Alter é excelente para quem quer aproveitar os bancos de areia e praias que se formam com a diminuição do volume do rio. Ir no período de julho a fevereiro é o melhor para a visitação.

5. As áreas de reservas naturais são encantadoras

Se a viagem tem como propósito ficar em contato com a natureza, fazer turismo na região Norte tem tudo o que é preciso para proporcionar destinos ideais. A Floresta Nacional do Tapajós, por exemplo, é uma importante área de conservação da Amazônia e fica localizada às margens do Rio Tapajós.

São cerca de 527 mil hectares cercados de praias, rios, lagos, alagados, campos, planaltos e florestas, proporcionando várias atividades e práticas esportivas para os turistas e moradores da região.

6. Há uma enorme riqueza cultural

Quando falamos nos Estados do Norte do país, muitas vezes não temos dimensão de como é a cultura dessa região. Para começar, o que marca mesmo é a presença da cultura indígena, muito forte e motivo de orgulho para os habitantes.

Além disso, a natureza se faz presente em diversos momentos culturais. E, diga-se de passagem, isso é algo que chama muito a atenção de turistas. Por exemplo, em dias de lua cheia, há muitas festas ao som de carimbo e ritmos amazônicos, que celebram esse momento como um culto à natureza e como parte de uma ligação forte com os ancestrais.

Fora isso, ainda há muitos museus, exposições, histórias a aprender, visitas por várias cidades com influência portuguesa e indígena, além de muita música e artesanato local. De uma coisa você pode ter certeza: se você tem filhos e quer viajar e fazer turismo na região Norte, notará como esse contato será importante para a formação dos pequenos.

7. Os destinos turísticos são muito especiais

Se no Amapá você tem a chance de visitar a Linha do Equador, com um monumento que separa os hemisférios Norte e Sul, e no Amazonas você pode conhecer a Festa de Parintins, nos outros Estados há também inúmeros destinos com atrações imperdíveis. No Pará, por exemplo, há localidades próximas de Belém, como a Ilha do Combu, que são incríveis.

Já um pouco mais distante, temos Santarém, com Alter do Chão, que mencionamos em outro tópico. Ali é ponto de encontro para pessoas do mundo inteiro que buscam um contato único com a natureza, paz, conforto e muita beleza em meio a rios, florestas, comidas típicas e muito mais. Esse é um dos principais destinos da região Norte, sabia?

Não importa qual o destino, o ideal é que você fique ao menos uns quatro dias em cada localidade para poder conhecer um pouco de a sua toda a riqueza e saber como é a sensação de viver em uma das regiões mais intensas, lindas, importantes e culturalmente ricas de todo o Brasil.

Você notará como o tempo por lá corre de um jeito diferente, poeticamente falando. Quem visita o Norte também tem a chance de refletir — vivenciando na prática — sobre como o país é enorme e repleto de riquezas naturais e culturais. Ou seja, vale mais do que a pena embarcar para umas férias inesquecíveis pelos destinos nortistas.

Agora, com tantas qualidades e histórias, é impossível não querer se aventurar e fazer turismo na região Norte do Brasil. Depois de tudo o que você viu até aqui, a nossa dica final é: arrume as malas, faça uma reserva em um ótimo hotel e se prepare para uma das melhores viagens da sua vida!

Gostou? Então, aproveite e nos siga no Facebook e Instagram. Fique sempre por dentro de tudo o que há de mais interessante para conhecer na região Norte do país!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This