Quais os melhores restaurantes em Alter do Chão?

Powered by Rock Convert

Não bastasse ser cenário um paradisíaco, com praias de águas cristalinas e faixas de areias brancas, o “Caribe da Amazônia” também faz parte de uma região que tem uma das gastronomias mais apreciadas. Os restaurantes de Alter do Chão são um capítulo à parte e merecem muito a atenção dos viajantes.

culinária do norte do Brasil é uma das mais exóticas do país, com uma grande variedade de peixes, frutos locais, ervas e temperos diferentes de qualquer outro lugar no mundo. Essa matéria- prima foi colocada a serviço das influências das culturas africanas, portuguesa e indígena para formar esse verdadeiro patrimônio nacional.

Neste texto, vamos apresentar alguns dos principais restaurantes de Alter do Chão para que você possa se programar ao máximo para não deixar nenhum deles de fora.

O que você vai encontrar nos restaurantes em Alter do Chão

Antes, porém, de listarmos os principais restaurantes de Alter do Chão, vale a pena descrevermos alguns dos pratos mais famosos da culinária amazônica para que você tenha uma ideia do verdadeiro festival de sabores que o aguardam.

Maniçoba

A feijoada indígena é de acabar com qualquer dieta. Nela, o feijão é substituído pelas folhas moídas da mandioca, uma massa verde conhecida como maniva.

Cozido durante sete dias para eliminar o ácido cianídrico, que é a base do veneno cianeto, o caldo da maniva recebe, na reta final, carnes de porco e de boi, embutidos e charques, isto é, trata-se de um prato salgado e calórico. Tudo isso, porém, fica para trás quando sentimos o perfume e o gosto inigualável desse prato.

Pato no tucupi

Especialidade amazônica, o pato tucupi encanta pela perfeita harmonização entre a carne macia do pato e o gosto do tucupi, um líquido amarelo extraído da raiz da mandioca. Para completar a bomba de sabor, folhas de jambu, a erva que anestesia a boca e faz tremer os lábios.

Peixes

É tarefa difícil escolher qual o mais delicioso peixe da Amazônia. Tucunaré, tambaqui, filhote, pescada e pirarucu se revezam entre os preferidos por moradores da região e por turistas.

Assados na brasa de maneira rústica, como fazem índios e pescadores, fritos, para petiscar com uma cerveja gelada no calor amazônico, ao escabeche, captando toda a riqueza e complexidade dos temperos em sua carne firme, ou em caldeiradas, que servem uma família inteira, os peixes amazônicos são deliciosos e conquistam até o mais “chatos para comer”.

Frutas

Em estado natural ou na forma de sorvetes, mousses, cremes, sucos e compotas, frutas como cupuaçu, bacuri, ingá, araçá e biribá encantam mesmo os brasileiros que visitam a região, pois somente ali elas podem ser encontradas. Uma experiência para os sentidos impossível de igualar.

Espaço Gastronômico Alter do Chão

Localizado na orla da cidade, o restaurante oferece diversas opções de pratos típicos, como os tradicionais tucunaré com legumes e pirarucu recheado, além de apresentar um ambiente inspirado nas belezas da Amazônia.

O espaço reúne em um único lugar elementos importantes como gastronomia, música, exposições e artes em geral, com eventos artísticos que encantam turistas do mundo todo.

Além disso, o local tem um delicioso cardápio com diversas opções de drinks, cafés e o melhor da culinária paraense, como o estrogonofe de camarão-rosa e sua famosa sobremesa com cupuaçu.

Arco-Íris da Amazônia

Como o próprio nome indica, o restaurante oferece diversas opções de pratos coloridos e nutritivos. Localizado na praça central da cidade, a experiência fica ainda mais completa com as mesas de madeira ao ar livre e o ambiente agradável.

Powered by Rock Convert

Durante o dia, o espaço funciona como uma loja de belos artesanatos e, à noite, prepara deliciosos jantares. A culinária típica da região recebe um toque internacional com a gastronomia gourmet do Arco-Íris.

Especializado em drinks, peixes e crepes, seus destaques são os pratos de pirarucu, camarão, lula e filhote. É um lugar recomendado para pessoas que querem apreciar a cultura da região e saborear pratos típicos.

Siriá

Apresentado como um cantinho alternativo em Alter do Chão, o Siriá é um bistrô aconchegante que oferece deliciosos pratos vegetarianos e veganos. A proposta das idealizadoras do espaço é proporcionar um ambiente multicultural, lúdico e acolhedor, com comidas saudáveis, bebidas refrescantes e eventos culturais com boa música e atrações artísticas.

Seus pratos são ricos em ingredientes naturais e nutritivos, como grãos integrais, frutas, verduras, legumes e temperos regionais. A cozinha saudável é representada por opções como espaguete de beterraba, quiche de ricota, feijão-fradinho, arroz no urucum, entre outras.

Farol da Ilha

Localizado na orla da Vila de Alter do Chão e focado na gastronomia tradicional, o restaurante Farol da Ilha é um dos mais procurados da região e isso pode significar alguns minutos de espera nos horários mais concorridos.

Os carros-chefes da casa são o Pirarucu na Telha com Purê de Mandioca e o Ilha dos Macacos, um peixe grelhado na folha da bananeira e recheado com farofa de banana, piracuí (uma farinha de peixe feita com a carne do acari) e camarão.

Tribal

Outro destaque entre os restaurantes do centro de Alter do Chão, o Tribal conquista os visitantes desde o primeiro momento pelo ambiente aconchegante, com muito verde e uma estrutura toda construída em madeira. O segundo é particularmente mais fresco e agradável.

Desejado pelos locais e visitantes por seu cardápio variado, que conta com pratos que vão desde os peixes locais até churrasco. A procura é tanta que, em alguns momentos, o atendimento pode ficar um pouco lento. Relaxe, curta o calorzinho amazônico e peça mais um suco de cupuaçu ou o que quer que você esteja bebendo. A espera valerá a pena.

BeloAlter Hotel – Restaurante Carauari

Um espaço gastronômico imperdível em Alter do Chão é o restaurante do Belo Alter Hotel. Com uma ótima localização, a cerca de 1 km da vila, o espaço é reconhecido por suas deliciosas atrações culinárias pelo fato de estar imerso na natureza. É circundado por exuberante vegetação, onde circulam livremente macacos, preguiças, iguanas e várias espécies de pássaros.

Seus pratos são preparados nas tradicionais panelas de barro, combinando temperos exóticos da região com uma grande variedade de peixes frescos e ingredientes locais.

Se sua viagem está programada para a Páscoa, não deixe de conferir o cardápio do feriado da Sexta-Feira Santa, que terá diversas opções típicas da Amazônia, como caldeirada de surubim, costela de tambaqui com abacaxi, pirarucu grelhado com legumes, bolinho de piracuí, entre outros.

Um dos pratos mais tradicionais — o filé de tucunaré — é servido com um delicioso molho de alcaparras e acompanhado de arroz branco e farofa. A casa ainda oferece outros pratos típicos da culinária nortista, como pato no tucupi, camarão regional a Carauari.

No restaurante do Beloalter você ainda pode, se o tempo permitir, saborear sua refeição na praia do hotel, contemplando o Lago Verde.

Depois de saber o que os restaurantes de Alter do Chão tem para oferecer, você só pode estar com vontade de ir para lá o quanto antes, né? Que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais e fazer seus amigos passarem essa vontade junto de você? Pode ser o que falta para vocês combinarem aquela viagem para conhecer um dos lugares mais bonitos e mais gostosos do mundo.

Powered by Rock Convert
Blog Comments

Alguns textos estao repetidos.

Deixe um comentário

Share This