Saiba o que é e como fazer ecoturismo no Pará

Powered by Rock Convert

Viajar pelo norte do Brasil é ter a oportunidade de se surpreender com todos os atrativos das diferentes localidades, um a um — suas cidades históricas, vilas de pescadores, praias paradisíacas guarnecidas pela floresta,  passeios pelos rios amazônidas e uma rica gastronomia com ingredientes exóticos e temperos únicos. E, no meio de belezas naturais incríveis, um segmento turístico que tem se destacado  no Pará é o ecoturismo.

Isso porque o segundo maior estado do país é formado por diferentes ecossistemas que resultam em cenários de tirar o fôlego em meio a maior reserva de biodiversidade do mundo: a Floresta Amazônica.

Além de suas praias de água doce, cachoeiras selvagens e sítios arqueológicos, a região se destaca por oferecer atrativos e atividades turísticas imperdíveis, como trilhas ecológicas, passeios de barco e intenso contato com a natureza. Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e saiba mais sobre o ecoturismo no Pará.

Afinal, o que é ecoturismo?

Também conhecido como turismo ecológico, o ecoturismo é uma modalidade turística que busca a valorização e preservação da natureza. Além de conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados e proteção do meio ambiente, o segmento ainda promove o contato dos visitantes com os encantos e belezas naturais de uma região.

Visando a aproximação do homem com a natureza em forma de lazer, diversão e aprendizado, o ecoturismo é realizado em áreas verdes e que precisam ser preservadas. Suas atividades vão desde caminhadas em ambientes naturais até aventuras por cavernas ornamentadas por lagos de águas cristalinas.

O objetivo é desfrutar de tudo que a natureza oferece de maneira harmônica, consciente e sustentável — respeitando todas as formas de vida do lugar e conscientizando os praticantes da importância de preservação daquele espaço, para que ele continue existindo.

Por que Alter do Chão é considerado um dos principais destinos de ecoturismo do país?

É praticamente impossível abordar o ecoturismo no Pará sem mencionar Alter do Chão, em Santarém. Localizada no coração da Amazônia, a vila é conhecida por suas belas praias de  areias brancas que surgem nos meses de baixa do rio Tapajós, seus e lagos  de águas verdes e muito mais.

Powered by Rock Convert

Com paisagens deslumbrantes e diversas opções de turismo ecológico, o local é um dos mais importantes destinos de ecoturismo do país, afinal, a partir do vilarejo, é possível realizar passeios em lagos, igarapés, comunidades ribeirinhas e caminhadas ecológicas.

Além disso, a FLONA (Floresta Nacional do Tapajós), com pontos estratégicos para observação de animais, as inúmeras trilhas para mirantes e suas imponentes árvores milenares transformam Alter do Chão em um passeio imperdível para os amantes da natureza.

Como aproveitar intensamente uma viagem de ecoturismo no Pará?

Poucas coisas na vida são mais revigorantes que manter contato com a natureza, não é mesmo? Por isso, o ecoturismo tem sido a principal escolha de turistas do mundo todo quando o assunto é fugir da rotina e relaxar em um ambiente tranquilo e repleto de belezas naturais.

No entanto, para que a aventura seja aproveitada da melhor forma possível, é importante pesquisar antes sobre o destino selecionado — assim, você consegue identificar a época mais indicada para a viagem, bem como os passeios, restaurantes e locais de hospedagens.

Além disso, é fundamental determinar os melhores locais a serem visitados, já que os destinos ecológicos costumam apresentar diversos atrativos turísticos. Nesse contexto, Alter do Chão oferece opções para toda a família, desde caminhadas em praias e florestas até passeios de barcos por rios de águas cristalinas.

Além de diversos meios de hospedagem, a região conta com prestadores de serviços especializados e prontos para disponibilizar redes, barcos, caiaques e lanchas — tudo para transformar a sua viagem em uma experiência inesquecível.  

Como você pôde ver, o ecoturismo no Pará é um dos principais segmentos turísticos  — tanto por sua importante atuação na preservação do meio ambiente quanto pela possibilidade de contemplação e contato intenso com a natureza. Por isso, não deixe de incluir Alter do Chão no roteiro de sua próxima viagem e passe dias incríveis em meio a um cenário espetacular.

Que tal curtir essa aventura com muito conforto e tranquilidade? Entre em contato com o Beloalter Hotel e conheça um dos melhores destinos para a prática de ecoturismo no Pará.

Powered by Rock Convert
Blog Comments
Responder

irene belo goncalves zampietro

Além do ecoturismo, que prioriza a natureza nas suas diversas manifestações, Alter do Chão, na região oeste do Pará oportuniza experiencias turísticas para 3a. idade, turismo de eventos, sol e praia, turismo rural, rota gastronômica, turismo científico (a partir da FLONA, da RESEX, do Lago Verde, da cultura e da arqueologia regionais)

Deixe um comentário

Share This