Turismo comunitário: o que é e como é feito em Alter do Chão

Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar no turismo comunitário? Ao contrário do convencional, o objetivo dessa modalidade é proporcionar a troca entre anfitrião e visitante, gerando melhor conservação e desenvolvimento local.

Desse modo, o turismo de base comunitária (TBC), como também é conhecido, promove benefícios econômicos, sociais e culturais para as pessoas da comunidade e para a região como um todo.

Atualmente, o TBC também vem sendo praticado na Amazônia, especialmente em Alter do Chão. Se você quer conhecer melhor esse tipo de prática e como ela é feita em solo amazônico, continue a leitura!

O que é o turismo comunitário?

O turismo comunitário foca em práticas sustentáveis relacionadas ao uso dos recursos, bem como promove a troca cultural entre moradores e turistas. Nele ainda está incluída a valorização dos costumes locais, proporcionando melhor relação entre o homem e a natureza.

Para que isso aconteça, os visitantes conhecem lugares em que a própria comunidade se encarrega de apresentar os patrimônios que são considerados atrações turísticas. Além disso, oferecem mercadorias que eles produzem.

Nesse caso, a maior atração turística é vivenciar o dia a dia da população local. Sendo assim, existem princípios fundamentais nessa modalidade de turismo, como o protagonismo comunitário, valorização da história e incentivo ao aprendizado.

Powered by Rock Convert

Além de promover benefícios para a região e os moradores, o TBC oferece impactos positivos na vida dos turistas que procuram a imersão cultural, preocupam-se com a questão ambiental e desejam ter uma experiência menos padronizada, fora do turismo convencional.

Como o turismo comunitário é feito em Alter do Chão?

Alter do Chão é uma região da cidade de Santarém, no Pará, e, atualmente, é a grande aposta do turismo comunitário na Amazônia. Proporcionando maior geração de renda e conservação da natureza, a comunidade local tem colhido os frutos dessa modalidade turística.

Com isso, os turistas têm a chance de conhecer a Amazônia por meio de projetos sustentáveis. Assim, o visitante pode ir a uma comunidade, como a de Anã, para ver de perto as mulheres fortes que são os pilares das famílias. Elas fazem de tudo: pescam, criam artesanatos, são mães, plantam, cozinham. Então, é possível vê-las em ação e ainda se deliciar com as refeições preparadas.

Os turistas também podem desfrutar de festas das comunidades, participando ativamente e se sentindo como parte do local por algumas horas. Como essas experiências são marcantes, eles podem se encantar com a região ao ponto de desejarem voltar com novos visitantes, o que é uma grande vantagem para a comunidade local.

Então, é fundamental que a região siga com o foco em manter a tradição e não ceda às pressões da adequação ao mercado focado no turismo convencional. Afinal, a base desse tipo de turismo é fornecer o diferente para o visitante que deseja sair da zona de conforto.

Como você pôde notar, o turismo comunitário apresenta diversas vantagens. Proporcionando impacto na economia local, preservação ambiental e momentos inesquecíveis para o turista, vale a pena encarar esse desafio e, quem sabe, conhecer a Amazônia por esse diferente ponto de vista, não é mesmo?

Então, ficou com vontade de vivenciar essa experiência? Conte para nós na caixa de comentários logo abaixo!

Powered by Rock Convert
Blog Comments

Quais as datas do festival de alter do chão para este 2020.
E por favor qual o valor para ficar hospedado no período do festival.
Obrigado

Boa tarde,
A Festa do Sairé é uma manifestação religiosa e cultural local, que ressalta os elementos históricos santarenos e que se realiza na vila de Alter-do-Chão, a 30 quilômetros da cidade de Santarém, oeste do Pará. A festa dura três dias e inclui canto, dança e rituais religiosos e profanos, resultantes da miscigenação cultural entre índios e portugueses.
Nesse ano o período é de 17 a 21 de setembro de 2020. Estamos com a venda de pacotes de 3 a 4 diárias.
O valor para casal de 3 diárias é R$ 1.700,00 e 4 diárias R$ 2.200,00.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Deixe um comentário

Share This