Turismo para terceira idade: veja os 7 melhores destinos para viajar

Powered by Rock Convert
Foi-se o tempo em que o vovô e a vovó ficavam em casa jogando conversa fora, assistindo TV e vendo os dias passarem com toda a tranquilidade. Hoje em dia, as pessoas com mais de 60 anos querem mesmo é viajar! Com isso, o turismo para a terceira idade tem crescido bastante e se especializado. Existem agências e profissionais totalmente dedicados a esse público.

Atualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), os idosos representam 15% do público total do setor.

Eles já descobriram que viajar ajuda a renovar as energias, a manter a saúde do corpo e da mente, além de dar mais fôlego para conhecer ainda mais lugares ao redor do Brasil e do mundo. Vale dizer também que, como os vovôs e vovós têm um pouquinho mais de tempo livre, é possível apostar em viagens mais longas, com muitas possibilidades de roteiros e grande potencial de resultar em momentos inesquecíveis.

Além de tudo isso, tem coisa melhor do que estar na terceira idade ativo, se divertindo, conhecendo novas pessoas e visitando lugares onde nunca foi antes? Pensando nesse público, listamos abaixo alguns destinos incríveis para se fazer turismo após os 60 anos. Confira!

1. Alter do Chão – Pará

Conhecida como o Caribe da Amazônia e eleita como uma das praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês The Guardian, Alter do Chão é, sem dúvidas, um ótimo destino de turismo para a terceira idade. O lugar é lindo, tem uma excelente infraestrutura com hotéis, pousadas, restaurantes e muitos passeios imperdíveis. Aqui, estamos bem no coração da Amazônia – o tempo é outro, precioso, mais lento. A água dos rios indica o ritmo. As noites são anunciadas pela macacada em congresso e embaladas pelo ritmo do carimbó dançado nas praças, onde turistas e moradores locais se deliciam com a gastronomia local.

O clima tropical úmido é agradável. A pequena vila com sua população hospitaleira e os passeios que podem ser feitos sem grande esforço físico são alguns dos outros itens que atraem a atenção dos turistas da terceira idade, além de distâncias mais curtas e da diversidade de atrativos amazônicos. Conhecer a Amazônia a partir do seu coração, é uma experiência imperdível!

2. Caldas Novas – Goiás

É bem na região central do Brasil que você vai encontrar esse conjunto único de piscinas de águas naturais termais. Caldas Novas é repleta de lugares assim e conta com todo uma estrutura de spas perfeitos para aproveitá-los, durante vários dias, em uma viagem que tem tudo para ser maravilhosa.

A região conta com parques, trilhas, quedas d’água e muitos outros atrativos naturais que valem a pena conhecer de perto.

3. Vale dos Vinhedos – Rio Grande do Sul

Se tem uma bebida que combina com o turismo para a terceira idade é o vinho! Uma viagem para o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é uma forma deliciosa de conhecer de perto vários rótulos de brancos, tintos e rosados que são fabricados aqui no Brasil. Muito deles, inclusive, são reconhecidos internacionalmente por sua qualidade.

Uma das razões dessa qualidade são as temperaturas amenas que ocorrem lá ao longo do ano, boas para os vinhedos e para quem gosta de curtir o friozinho. Entre os mais tradicionais circuitos turísticos do Brasil, o Vale dos Vinhedos oferece uma enorme quantidade de opções em hospedagens e excelente infraestrutura para os visitantes de todas as idades.

4. Ouro Preto – Minas Gerais

Se você gosta de conhecer mais sobre a história do nosso país, nada melhor do que fazer uma viagem de descobertas por Minas Gerais. Ouro Preto é uma das cidades que não podem faltar na sua lista, afinal, diversos momentos importantes da história do Brasil ocorreram nas ladeiras da antiga capital mineira.

Vale ressaltar que a cidade também atrai pela riqueza de sua cultura, da sua tradição, dos seus prédios históricos e de uma culinária de dar água na boca, além de uma excelente estrutura para atender turistas de todos os perfis.

Powered by Rock Convert

5. Águas de Lindóia – São Paulo

Não é por acaso que esse município paulista, famoso pelas suas águas termais, tornou-se um dos destinos preferidos pelos viajantes de terceira idade. A cidade é uma pérola e tem como sua maior atração o Balneário Municipal Edison Brasil Tozzi Rizzo de arquitetura modernista, embelezado pelo paisagismo de Burle Marx e muitas obras de arte.

No balneário, os visitantes encontram serviços como massagens, banhos de argila, sauna finlandesa, ducha escocesa etc. Vale ressaltar que as águas termais têm efeitos digestivos, diuréticos e estimulantes.

Para quem quiser caminhar um pouco, a opção é o morro do Cruzeiro, acessível a pé, de carro ou trenzinho turístico, num trajeto de apenas dois quilômetros a partir do centro da cidade.

Se a ideia for passar um período maior, as cidades vizinhas também contam com atrações: Jaguariúna tem passeio de Maria Fumaça, Amparo é famosa pela beleza de seus jardins, enquanto em Serra Negra, a boa é subir de teleférico até o alto da estátua do Cristo Redentor, num percurso de 1.400 metros.

6. Passa Quatro – Minas Gerais

Localizada na Serra da Mantiqueira, Passa Quatro é uma daquelas cidades que gostam de ser uma escolha frequente dos turistas de terceira idade. O município passou a celebrar o Feliz Idade, um evento inteiramente voltado para esse público.

Chegar a Passa Quatro significa entrar de cabeça no melhor da cultura interiorana, com sobrados coloniais, passeio de trem e os deliciosos quitutes mineiros, tudo embalado por um friozinho gostoso, especialmente ao final do dia.

No passeio de trem, puxado por uma locomotiva de cerca de 90 anos, os cenários avistados são espetaculares: trechos intocados de Mata Atlântica em vales e montanhas.

7. Holambra – São Paulo

A terra das flores, cujo nome une a Holanda e o Brasil, é um lugar privilegiado para os viajantes mais velhos. Seu principal atrativo é a Expoflora, o maior evento de flores da América Latina, realizado todo mês de setembro, mas não faltam motivos para ir até lá durante o restante do ano.

A cultura holandesa, os campos de cultivo de flores, as trilhas ecológicas e a produção artesanal de cachaças e cervejas são algumas dessas razões, que fazem de Holambra uma cidade agradável e divertida para a terceira idade, a apenas 130 quilômetros da capital paulista.

Essas sete cidades são apenas alguns dos exemplos de turismo para a terceira idade. São excelentes opções para os viajantes mais velhos que quiserem aproveitar a vida com conforto e segurança.

Se você gostou das nossas dicas de turismo para a terceira idade, siga Beloalter Hotel nas redes sociais e acompanhe nosso conteúdo sobre viagens e turismo. Estamos no Facebook e Instagram!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This