Veja dicas de como organizar uma viagem gastronômica para o Pará

Powered by Rock Convert

Se o Pará já atrai milhares de turistas pelas suas belezas e patrimônio histórico, a originalidade e a diversidade também estão presentes na alimentação. Por isso, convidamos você a fazer uma viagem gastronômica inesquecível pelo estado.

Já ouviu falar em piracuí, tucupi, jambu, pirarucu, tambaqui, pajurá ou pupunha? Essas são algumas das delícias do lugar e que você deve incluir no seu roteiro gastronômico. Além delas, ainda tem o açaí, que é mais difundido e conhecido no resto do país.

Conheça algumas dicas para organizar uma viagem gastronômica para o Pará e indicações de lugares para visitar na cidade e apreciar as delícias do paladar com iguarias exóticas que você só vai encontrar por lá.

Pesquisar os pontos gastronômicos

Antes de embarcar, pesquise e planeje a sua visita aos locais em que são  servidas as iguarias gastronômicas da região. Verifique quais são os melhores restaurantes e se oferecem os pratos típicos.

Quando estiver no Pará, faça uma enquete entre os moradores locais ou até mesmo entre outros hóspedes do hotel para confirmar as suas escolhas pesquisadas anteriormente; afinal, nada melhor do que a opinião de outras pessoas  para confirmar se vale a pena visitar esses locais.

Checar quais os melhores destinos

A escolha dos restaurantes do seu roteiro deve ser criteriosa, pois apreciar a gastronomia de uma região faz parte do conhecimento cultural que você quer levar. Então, selecione aqueles em que os pratos típicos são servidos nas suas melhores versões.

Que tal provar os pratos tradicionais e depois provar os mesmos pratos adaptados? Esse também é um caminho para diferenciar sua viagem gastronômica. Pesquise, então, por outras opções de restaurantes ou locais alternativos que ofereçam as iguarias.

Powered by Rock Convert

Diversificar os locais da sua viagem gastronômica

A gastronomia de uma região não está apenas nos restaurantes. Busque locais diferentes onde as iguarias e pratos típicos são servidos, como feiras, mercados públicos, comidas de rua ou food trucks e até supermercados. O ideal para a experimentação é deixar suas opções diversificadas, sempre atentando para  o atendimento dos requisitos de segurança alimentar.

Com isso, você pode economizar no seu roteiro gastronômico e ainda ter experiências gastronômicas diferentes, ampliando o seu leque de possibilidades. Esteja aberto a tudo, sempre mantendo atenção para a qualidade e segurança sanitária dos locais.

Optar pelos melhores destinos

O Pará é repleto de surpresas, como passeios na floresta amazônica, cidades históricas, praias paradisíacas, vilas de pescadores, comunidades extrativistas e tradicionais e vários locais onde você encontra uma rica gastronomia com ingredientes bem exóticos.

A vila de Alter do Chão é especial para se visitar, com suas lindas praias de águas límpidas localizadas ao longo do Rio Tapajós, no meio da floresta amazônica, com opções de passeios como os igarapés, comunidades ribeirinhas, lagos e pontos de observação de animais.

Uma boa dica é conhecer a FLONA – Floresta Nacional do Tapajós, com suas árvores centenárias,  suas trilhas e comunidades extrativistas, parando para almoço em uma das comunidades.

Agora que você já conhece algumas dicas para planejar a sua viagem gastronômica, pode descobrir um pouco mais sobre ecoturismo em Alter do Chão e iniciar a organização da sua viagem para o Pará!

 

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This