Vila de Alter do Chão: conheça aqui a história deste lugar mágico

Powered by Rock Convert

Em 1626, a Vila de Alter do Chão era fundada pelo português de nome Pedro Teixeira. Alter era, naquela época, um local muito importante para as missões religiosas na Amazônia, comandadas pelos jesuítas. Por aqui viviam basicamente índios, os Boraris, que dominavam a região e sabiam tudo sobre ela e as melhores formas de se viver na natureza.

De lá para cá muita coisa mudou, é claro. A Vila de Alter do Chão passou a ser conhecida mundialmente, e ganhou status de uma das localidades mais lindas do Brasil. Além disso, o jornal inglês The Guardian também a intitulou como a praia mais bonita do mundo. Entre os brasileiros e estrangeiros Alter do Chão é conhecida como o Caribe da Amazônia.

Que tal? Muitos títulos para a Vila de Alter do Chão, não é mesmo? Confira abaixo tudo sobre esse lugar mágico e se encante!

Onde fica?

A Vila de Alter do Chão fica a 37 quilômetros de Santarém, que é a cidade mais próxima, e a mais de mil quilômetros de Belém, a capital do Pará. Para chegar até aqui é preciso viajar de avião ou de barco, já que de carro é mais difícil e demorado. Então, vale mesmo a pena apostar mais nas duas primeiras opções, a não ser que você seja adepto de viagens radicais e sem hora marcada para chegar.

Como são os moradores da Vila de Alter do Chão?

Os moradores são formados pela mistura dos índios Boraris, que habitavam Alter desde os primórdios, brasileiros de vários estados, portugueses e outros povos europeus. Essa miscigenação fez com que os moradores ganhassem traços físicos bem exóticos e de uma beleza única, característica da região Norte.

Powered by Rock Convert

Costumes e cultura

Podemos dizer que os costumes da Vila de Alter do Chão são bem característicos da região Norte e bem marcantes também. Isso quer dizer, por exemplo, que a vida é mais calma, existe um respeito enorme dos mais novos com os mais velhos, os moradores são muito próximos e mantêm amizades antigas, passadas de geração para geração.

Além disso, a cultura é muito marcante quanto às lendas e histórias da Amazônia, com os moradores sendo muito fiéis aos contos amazônicos, como a lenda do boto-cor-de-rosa, do Muiraquitã, entre outros. Isso faz a região ser ainda mais encantadora e interessante, principalmente se você viaja com crianças e o restante da família.

Culinária

culinária é outro ponto que não passa despercebido quando se conhece a Vila de Alter do Chão. Só para você ter uma ideia, alguns dos pratos típicos da região são  a maniçoba, conhecida como feijoada paraense; o tacacá, uma espécie de sopa que se toma a qualquer hora do dia, o pato ao tucupi, entre outros.

As frutas também ganham destaque, como o cupuaçu, o açaí, taperebá, muruci e muito mais, todos de sabores únicos e que encantam muitos viajantes — e provavelmente encantarão você também!

E aí, o que você achou da Vila de Alter do Chão? Se só de ler parece ser incrível, pessoalmente é melhor ainda. Não perca a oportunidade de conhecer esse lugar único no Brasil!

Gostou deste post? Então aproveite e curta a nossa página no Facebook, por lá você pode acompanhar muitas informações interessantes sobre a região amazônica!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This