Você conhece o lugar considerado o Caribe Amazônico? Descubra mais aqui!

  • Home
  • Sem Categoria
  • Você conhece o lugar considerado o Caribe Amazônico? Descubra mais aqui!
Powered by Rock Convert

O Brasil conta com paraísos naturais únicos, sendo um deles o Caribe Amazônico. O nome original do local é Alter do Chão, que fica na região oeste do Pará, a 38 km de Santarém, segunda maior cidade do Pará.

O jornal inglês The Guardian inclusive o elegeu na primeira posição como o lugar com as praias brasileiras mais bonitas. Além disso, foi considerado pelo mesmo como a região mais bonita do mundo com praias de água doce. E não é para menos, afinal, as águas transparentes do rio Tapajós impressionam qualquer um.

Deseja conhecer um pouco melhor esse paraíso brasileiro? Então, continue a leitura, pois vamos mostrar, neste artigo, os encantos particulares do nosso próprio Caribe.

Características do Caribe Amazônico

A vila de Alter foi fundada no século XVII, sendo frequentada predominantemente por paraenses e manauaras. No entanto, após liderar o ranking do jornal inglês, em 2009, ficou mais conhecida e passou a atrair turistas do Sul e Sudeste.

Desde então, a região tem ganhado mais notoriedade, inclusive chamando a atenção de estrangeiros que desejam conhecer um dos maiores aquíferos do mundo — o Caribe Amazônico tem cerca de 83 mil quilômetros cúbicos de volume de água.

Alter do Chão é banhada pelo rio Tapajós, cujas águas mornas deságuam no rio Amazonas e formam um belo encontro, assemelhando-se bastante a um mar. Aliás, as praias da região ainda podem ganhar diferentes colorações por causa do rio, como azul, rosa e cor de ouro.

Powered by Rock Convert

Encantos de Alter do Chão

A principal atração de Alter do Chão é, sem dúvidas, composta pelas praias com o entorno de vegetação, formando uma paisagem exuberante, ideais para quem procura sossego e, ao mesmo tempo, não abre mão de locais com boa infraestrutura para o turismo.

Ao chegar no vilarejo, você pode fazer caminhadas ecológicas e visitar áreas onde ficam os botos. Outro passeio imperdível é conhecer o Centro de Preservação da Arte e Cultura Indígena, referência mundial do legado dos povos amazônicos.

Vale a pena, ainda, realizar passeios de barco e lancha para os lagos, como o Lago Verde, com águas quentes e limpíssimas, e, inclusive, para a Floresta Nacional dos Tapajós, que é uma das primeiras unidades de conservação do Brasil.

Como chegar ao Caribe Amazônico

Para chegar à região, é necessário pegar um avião com destino para a cidade de Santarém. Então, deve seguir os 38 km até chegar ao vilarejo de Alter do Chão. Existe ainda a opção de ir de barco a partir de Belém ou Manaus, mas a viagem leva cerca de dois dias.

Se você quiser aproveitar o chamado “verão amazônico”, o ideal é fazer a visita entre agosto e dezembro. No mês de setembro, o festival de Sairé toma conta da região com muita dança e música durante uma semana inteira.

Então, já está pensando em marcar a data da viagem? Saiba que não irá se arrepender, pois o Caribe Amazônico é único e proporciona momentos de tranquilidade e conexão com a natureza como nenhum outro lugar.

Se você estiver procurando hospedagem, entre em contato conosco! O Hotel BeloAlter é cercado pela natureza, tem cardápio diversificado, acomodações confortáveis e conta com uma praia privativa de água doce.

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This